quinta-feira, 21 de junho de 2012

FOGOS DE ARTIFÍCIO: UM PERIGO CONSTANTE.


Estamos no mês de junho, mês em que temos a tradição de comemorar os Festejos Juninos em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João. 

É um mês de muitas festas no “País de Mossoró” e com esses festejos a população põe em prática algo típico das festas juninas: “Os Fogos de Artifício”. Estes, na maioria das vezes, amedrontam os animais, que possuem os ouvidos bastante sensíveis ao barulho. 



Portanto, queremos pedir a todos que tenham uma atenção redobrada nesse mês de festanças na cidade mossoroense. Não queremos fazer da brincadeira um acidente grave, concordam? Então, protejam seus animais em ambientes seguros de barulho, evite soltar fogos nos locais em que os animais se encontram (muros, terraços, etc), cuidado também com o modo em que o seu bichinho está preso, ele pode se asfixiar com a coleira caso fique bastante agitado. Se você não puder evitar o barulho dos fogos, procure estar ao lado dele nesse momento de angustia, afinal, ele só tem a você! 

Procure deixa-los longe do alcance da rua, alguns animais ficam tão amedrontados que acabam fugindo de casa, ficando sujeitos a serem atropelados pelos carros. Para o pessoal que gosta de soltar fogos nas calçadas, observe se não vai passando nenhum vira-latinha por perto. Eles podem não perceberem a presença dos fogos e acabarem se machucando. 

Por fim, tenham cuidados redobrados nessa época. Se você não quer nenhum mal para si ou para sua família procure cuidar do bem-estar daqueles que estão abandonados nas ruas, esses que não tem ninguém para zelar por eles. 

E caso você presencie cenas de maus tratos nesse período, procure a delegacia mais próxima do seu bairro e faça a denuncia. Defenda aqueles que não falam. Fica o recado.


Publicado no Zine Cãoternura de Junho, por Vanessa Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário